Página inicial > Laboratórios

Laboratórios

Publicado: Terça, 29 de Janeiro de 2019, 20h34 | Última atualização em Sexta, 10 de Abril de 2020, 00h27 | Acessos: 849
simbolo labfor

Laboratório de Mensuração e Manejo do Recurso Florestal (LabFor).

É um laboratório recém-criado (18/11/2017) na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e coordenado pelos professores de Inventário, Rodrigo Geroni, e Manejo Florestal, Fabiano Emmert, com objetivo de atuar na grande área de Manejo Florestal dentro das Ciências Florestais. O LabFor atualmente desenvolve trabalhos nas seguintes subáreas: - Mensuração e Inventário Florestal; Política e Economia Florestal; Modelagem do Crescimento e Produção; Simulação e Otimização Florestal; Sistema de Informações Geográficas e Geoprocessamento; Manejo de Florestas Plantadas e Nativas, e; Ecologia Florestal e Dinâmica de Povoamentos Florestais. O LabFor dá suporte a disciplinas ministradas na Graduação e Pós - Graduação da UFRA correlatas a essas grandes temas, bem como já possui laboratórios parceiros em outras instituições, tais como EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, UNICENTRO, UFPR e UnB que atuam na grande área vinculada ao manejo e uso dos recursos florestais.

______________________________________________________________________________

Laboratório de Tecnologia de Produtos Florestais (LTPF).

Complexo composto por cinco estruturas. O prédio central abriga três salas de aula, uma sala de professores, copa, copa e banheiros. Há três laboratórios principais denominados Anatomia e Taxonomia de Árvores, Propriedades Físicas e Secagem da Madeira e Energia de Biomassa. Há também dois anexos, um destinado ao herbário e o outro ao preparo e análises de recursos florestais. O LTPF está equipado com moinhos, estufas, muflas, agitadores, máquina universal de ensaios, equipamento de carbonização, microscópio calibrado de alta resolução e outros. No LTPF são realizados estudos das propriedades anatômicas, físicas, químicas e mecânicas da madeira e outras biomassas florestais, pesquisas referentes ao processamento mecânico e secagem da madeira, avaliação das madeiras provenientes de plantios homogêneos e de resíduos florestais visando à geração de energia limpa, comercialização de produtos florestais madeireiros e não madeireiros, compósitos e nanocompósitos de fibras vegetais e outros.

Laboratório de Ecologia.

Coordenado pela professora Izildinha Mirando, o laboratório de ecologia tem 40 m², 2 refrigeradores, 1 estufa elétrica com circulação de ar forçada, 2 balanças analíticas, 6 armários, 12 cadeiras, 4 mesas e 10 estações de trabalho para alunos e 8 computadores conectados a rede wi-fi da UFRA.

______________________________________________________________________________
Laboratório de Fisiologia Vegetal.

Os principais equipamentos utilizados são: espectrofotômetro; centrifuga refrigerada; banho maria digital; bomba de vácuo; agitador magnético com aquecimento; mesa agitadora; balanças digitais; destilador; deionizador; pHgametros; condutivímetro; incubadora; estufas; câmaras germinadoras; freezer; refrigerador; e capela. As principais análises realizada dentro do laboratório são: carboidratos solúveis totais; sacarose; amido; açúcares redutores; aminoácidos solúveis totais; proteínas solúveis totais; glicina betaina; prolina; amônio livre; glutamina sintetase; nitrato; redutase do nitrato; e proteínas solúveis totais. Adicionalmente, são realizadas algumas análises do sistema de enzimas antioxidativo vegetal: APX; CATALASE; SOD; e G-POD.

______________________________________________________________________________
Laboratório de Manejo de Ecossistemas e Bacias Hidrográficas.

Espaço físico subdivido em 3 compartimentos equipado com um Refrigerador, duas mesas, três bancadas, dois computadores, nove cadeiras, uma estufa e um espaço para instalação de capela.

registrado em: ,