Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Premiações, Homenagens e Destaques
Início do conteúdo da página

Premiações, homenagens e destaques

Publicado: Terça, 11 de Maio de 2021, 23h48 | Última atualização em Quarta, 12 de Maio de 2021, 00h14 | Acessos: 1497

DISCENTE MICHAEL DOUGLAS ROQUE LIMA - 2020

A dissertação de mestrado do discente, além das três publicações em extrato A em 2019, também chamou a atenção dos órgãos de pesquisa nacionais, já que trata de um tema relevante e atual como o aproveitamento de resíduos da colheita florestal na Amazônia para suprir a demanda por carvão vegetal do Polo Siderúrgico de Carajás (https://www.facebook.com/CAPESOficial/posts/816220625792032). Com isto, o discente foi agraciado como Bolsista Destaque da Capes (https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/residuos-de-madeira-geram-energia-sustentavel-na-amazonia). O projeto no âmbito do qual a dissertação foi desenvolvida é coordenado pelo docente do programa Thiago de Paula Protásio, realizado numa área da empresa Keilla e financiado pelo banco da Amazônia.

DOCENTE: LINA BUFALINO - 2019

O artigo “Enhancement of the Amazonian Açaí Waste Fibers through Variations of Alkali Pretreatment Parameters” foi publicado pela professora Lina Bufalino e parceiros na revista internacional “Chemistry & Biodiversity” (fator de impacto - 1.449; Qualis A4) com destaque por meio de uma “Cover Picture” (https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/cbdv.201900449), uma imagem de capa impactante que valoriza a relevância da pesquisa.  O editor da revista seleciona os melhores artigos e concede a oportunidade aos autores de enviar uma proposta de capa, aumentando as chances de visualizações e citações pela comunidade científica. Os autores consideraram essa uma ótima oportunidade de divulgar uma das principais biomassas potenciais da Amazônia, o resíduo do açaí, símbolo também cultural do Estado do Pará. No artigo, foi abordado o alto potencial do resíduo ser utilizado para a produção de biomateriais sustentáveis e as características únicas das fibras ficaram evidentes na “cover page”. O artigo foi financiado pelos projetos universal CNPq “Biocompósitos a partir de resíduos agroflorestais e da pesca gerados no amapá: quitosana de casca do camarão reforçada com fibras de palmeiras” coordenado pela professora Lina Bufalino na UFRA em parceria com pesquisadores da UEAP, UNIFAP, UFLA e EMBRAPA-Instrumentação, que está registrado neste programa.

DISCENTE VIVIAN BARROSO ALMEIDA 2019

A pesquisa de mestrado da egressa Vivian Barroso Almeida (concluída em 2018), sob orientação do professor José Natalino Macedo Silva, ganhou o segundo lugar no VI Prêmio do Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal, na categoria Profissional. A entrega do prêmio ocorreu em 31 Março de 2019, em Brasília (DF). O trabalho, intitulado “Impacto da ocorrência de oco no rendimento volumétrico e financeiro da colheita de madeira na Floresta Nacional de Saracá-Taquera, Pará” é fruto de um estudo iniciado em 2016. A pesquisa avaliou o impacto da ocorrência de defeitos nas toras de madeira, tais como oco e podridão, no rendimento volumétrico - ou seja, a relação entre o que é autorizado para ser explorado e o que de fato é retirado - e financeiro da colheita em florestas tropicais. Os dados foram coletados em uma Unidade de Manejo Florestal situada na Floresta Nacional de Saracá-Taquera, localizada no Oeste do Pará. A pesquisa inédita trata de uma questão que afeta as empresas do setor madeireiro que trabalham legalmente na exploração de áreas de conservação autorizadas pelo governo. Na prática, o estudo pode dar significativas contribuições para a aplicação de novas políticas públicas em áreas de concessão federal, para que o Governo possa conceder o desconto de oco das árvores para as empresas concessionárias. Neste caso, não haverá crédito de madeira declarado nos sistemas de controle de madeira e, consequentemente, evita que árvores que não estavam previstas para a colheita sejam exploradas. Com isso, evita-se também danos ambientais a floresta. Com base neste estudo, a Associação Brasileira das Empresas das Concessionárias Florestais (Confloresta) já encaminhou um documento ao Serviço Florestal Brasileiro (SFB), responsável pela gestão das florestas públicas do país. O Prêmio do SBF, que reconheceu o trabalho, tem como objetivo estimular a produção de estudos de economia e mercado florestal e conta com a parceria da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Em função da relevância, outros discentes do PPGCF estão dando continuidade ao trabalho. As duas dissertações estão atuando no âmbito de uma cooperação existente entre a Ufra e a EBATA Produtos Florestais, empresa onde foi realizado o estudo. Além disso, estão sendo discutidas novas parcerias com outras concessionárias para trabalhar em outras florestas (https://www.youtube.com/watch?v=tDeMlaJhbF8).

DOCENTE JOSE NATALINO MACEDO SILVA - 2019

O professor permanente visitante José N. M. Silva foi homenageado no “IUFRO 2019 Host Country Award” pelo seu extenso trabalho em Manejo de Florestas Tropicais na Amazônia Embrapa Oriental, tendo sido autor e co-autor em quase 100 artigos científicos no Congresso Mundial da IUFRO (International Union of Forest Research Organizations) que ocorreu em Setembro-Outubro de 2019 em Curitiba. Esta premiação demonstra a grande relevância do PPGCF/UFRA que tem na composição de seu corpo um docente, um pesquisador mundialmente reconhecido pela comunidade científica das Ciências Florestais alocado no único Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais do Estado do Pará (https://www.iufro.org/events/congresses/2019/).

DOCENTE GUSTAVO SCHWARTZ E DISCENTE RAPHAEL LOBATO PRADO NEVES -  2019

O destaque de impacto científico do PPGCF em 2019 foi a premiação do discente de doutorado Raphael Lobato Prado Neves como Innovative researcher of the year in Forest Ecology and Management pelo World Research Council, organização internacional que busca estimular a pesquisa e a inovação. O prêmio foi proveniente do primeiro artigo de sua tese de doutorado do PPGCF, intitulado “Post-harvesting silvicultural treatments in canopy logging gaps: medium-term responses of commercial species under tending and enrichment planting”, publicado em 2019 na revista científica Forest Ecology and Management (Qualis A1; FI = 3,126, destacado como a segunda produção mais relevante do PPGCF em 2019). A premiação foi concedida após uma rigorosa análise de 12 passos pelo Comitê de Membros do Painel (http://www.ijrula.com/selection-committee/), incluindo nível de balanceamento entre teoria e prática na pesquisa realizada. O prêmio consiste numa importante conquista para o programa, contribuindo com sua internacionalização, prestígio e demonstração de impacto da pós-graduação na sociedade ao mesmo tempo. A tese está sendo desenvolvida no âmbito do projeto “Conservação, recuperação e rendimento de florestas na Amazônia Oriental via manejo de clareiras”, coordenado pelo pesquisador Gustavo Schwartz da Embrapa/Amazônia Oriental e professor permanente do PPGCF. A execução do projeto é realizada na empresa Jari Florestal S.A. desde 2006. O artigo traz uma abordagem que visa mitigar a baixa densidade de espécies comerciais na Amazônia, principalmente após a exploração de impacto reduzido, que ocasiona mortalidade em até 11 anos após essa exploração. O objetivo foi investigar qual o efeito a médio prazo dos tratamentos silviculturais pós-colheita na sobrevivência, no crescimento e na estrutura das espécies comerciais, tanto as plantadas quanto as de regeneração natural, ambas conduzidas em clareiras de exploração florestal. Estes tratamentos poderão auxiliar em mais rápida produção madeireira associada com a conservação de espécies comerciais. A tese do discente é uma relevante contribuição para que as gerações futuras tenham também o privilégio de usufruírem dos recursos florestais da mesma forma que às anteriores. O artigo está disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378112719310539; o vídeo da premiação em https://www.facebook.com/234697570540699/videos/685258292005956

DOCENTE THIAGO DE PAULA PROTÁSIO E DISCENTES MICHAEL DOUGLAS ROQUE LIMA (MESTRADO) E ELVIS VIEIRA DOS SANTOS (GRADUAÇÃO) - 2019

O trabalho intitulado "Avaliação colorimétrica dos resíduos madeireiros do manejo florestal visando ao uso bioenergético na Amazônia" foi premiado em 2º Lugar na área de Engenharia Florestal durante a exposição dos resumos expandidos do VI Encontro Maranhense de Ciências Agrárias – VI EMCA, promovido pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, no dia 20 de setembro de 2019. A pesquisa visa avaliar a possibilidade de uso da colorimetria em segregar resíduos madeireiros do manejo florestal sustentável para a finalidade bioenergética na Amazônia brasileira. O estudo é financiado pelo Banco da Amazônia no âmbito do projeto: “Valorização de biomassas residuais, provenientes de manejo florestal sustentável, para geração de bioenergia na Amazônia legal". O projeto conta com apoio do Grupo Cikel e das Universidades Federais de Lavras (UFLA), de Viçosa (UFV) e de Uberlândia (UFU).

DOCENTE THIAGO DE PAULA PROTÁSIO E DISCENTES KARLA GOMES, TALITA BEZERRA, LIZANDRA DOS SANTOS - 2019

No mesmo evento do item anterior (XI), o trabalho intitulado "Potencial de créditos de carbono em plantios abandonados de Hevea guianensis na Floresta Nacional do Tapajós" foi premiado com honra ao mérito pelo melhor trabalho na temática “Manejo e Silvicultura”. Karla Gomes é egressa do programa, cuja defesa do mestrado ocorreu no dia 31/1/2019, sendo orientada pelo Prof. Thiago Protásio (docente permanente do PPGCF-UFRA) e coorientada pelo Prof. João Ricardo Gama da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A pesquisa contou com a colaboração do Laboratório de Manejo em Ecossistemas Florestais da Universidade Federal do Oeste do Pará e da Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós (COOMFLONA). O trabalho premiado tinha por objetivo quantificar o estoque de carbono e o potencial para geração de créditos de carbono em plantios de seringueira abandonados na Floresta Nacional do Tapajós, estado do Pará. O trabalho é parte da dissertação da discente que visou investigar a viabilidade da revitalização dos seringais a partir da atividade de extração de látex, a fim de reestruturar uma alternativa de trabalho à população tradicional dessa Unidade de Conservação.

DOCENTE THIAGO DE PAULA PROTÁSIO E DISCENTES EVELYM POLIANA SANTOS PATRICIO (GRADUAÇÃO) E UDSON DE OLIVEIRA BARROS JUNIOR (MESTRADO) - 2019

No III Seminário de Integração da UFRA e XVII Seminário de Iniciação Científica em 2019, no campus Parauapebas, o trabalho “Produtividade volumétrica e mortalidade de um plantio experimental de Tachigali Vulgaris”, foi premiado como melhor trabalho apresentado na modalidade “comunicação oral” na categoria “pesquisa” no campus Paraupebas. O trabalho está relacionado à dissertação de mestrado do discente Udson de Oliveira Barros Junior.

DOCENTE CÂNDIDO FERREIRA DE OLIVEIRA NETO E DISCENTES ENVOLVIDOS: VALTER JUNIOR DOS SANTOS SALDANHA (GRADUAÇÃO) E VITOR RESENDE DO NASCIMENTO (MESTRADO) - 2019

No III Seminário de Integração da UFRA e XVII Seminário de Iniciação Científica em 2019, no campus Belém, o trabalho apresentado pelo discente de iniciação científica Valter Junior dos Santos Saldanha “Sistema oxidante em plantas jovens de paricá submetidas a diferentes doses de cádmio”, orientado pelo professor Cândido Ferreira de Oliveira Neto, e associado à dissertação do discente do PPGCF Vitor Resende do Nascimento foi agraciado com 2° lugar na premiação dos melhores trabalhos apresentados por comunicação oral.

DISCENTES FÁBIO SILVA DO ROSÁRIO, FERNANDA YUKARI DE SOUZA SAKUMA E THAYANE DUARTE COSTA - 2019

O trabalho intitulado "Resíduos de exploração de floresta nativa: relação entre toras extraídas e resíduos gerados" foi premiado com Honra ao Mérito pelo melhor trabalho na temática “Processamento Mecânico da Madeira” durante as apresentações orais dos resumos expandidos do IV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira – IV CBCTEM, promovido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia da Madeira (SBCTEM), realizado na UFOPA, entre os dias 01 a 05 de Outubro de 2019 em Santarém, Pará. A pesquisa foi orientada pelo prof. Sueo Numazawa, docente da universidade e participante externo do PPGCF/UFRA. A pesquisa visa determinar os índices relacionados ao volume de resíduos gerados na exploração florestal e o volume de toras extraídas na Fazenda Renascer Art, detentora do Plano de Manejo Florestal Sustentável – PMFS, no município de Tomé-Açu, Pará.

DOCENTE: LINA BUFALINO - 2018

O artigo da docente “Local variability of yield and physical properties of açaí waste and improvement of its energetic attributes by separation of lignocellulosic fibers and seeds” (https://aip.scitation.org/doi/full/10.1063/1.5027232) foi escolhido pelo editor da revista Journal of Renewable and Sustainable Energy para publicar um texto extra de ampla divulgação sobre o resíduo do açaí e seu potencial energético na coleção “Scilight” da revista (https://aip.scitation.org/doi/10.1063/1.5055988).

DISCENTE LYSSA MARTINS DE SOUZA - 2018

No X Encontro Amazônico de Agrárias, promovido pela própria UFRA, o trabalho intitulado “Descrição Anatômica e Morfológica do pecíolo de Mauritia flexuosa” apresentado pela discente Lyssa Martins de Souza foi considerado o melhor trabalho escrito e apresentado no eixo “Recursos Florestais” do evento.

DOCENTE CÂNDIDO FERREIRA DE OLIVEIRA NETO E SUSANA SILVA CONCEIÇÃO - 2018

No III COINTER que ocorreu de 08 a 13 de Dezembro de 2018 em João Pessoa evento, o trabalho intitulado “Teor de pigmentos cloroplastídicos, crescimento e produtividade em plantas de arroz (Oryza sativa, l), submetidas à doses crescentes de nitrogênio” que foi realizado sob a orientação do professor Cândido Ferreira de Oliveira Neto e tem como autora principal a discente do programa Susana Silva Conceição, que também apresentou o trabalho, foi agraciado com o 1º lugar na categoria "apresentação sessão oral".

 DOCENTE: LINA BUFALINO - 2017

Menção honrosa como orientadora do Melhor trabalho de iniciação científica na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias no VI Congresso Amapaense de Iniciação Científica de 23 a 15 de Outubro, realizado pelo estagiário de iniciação científica Rafael Lucas Figueiredo de Souza. Foi desenvolvido um papel reciclado com incorporação de fibras do açaí, provenientes do resíduo deste fruto na Amazônia que apresenta importância local para segurança alimentar (http://www2.ueap.edu.br/postagem/212-bolsistas_que_foram_destaques_na_snct_2017.html).

Fim do conteúdo da página