Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores do PPGCF-UFRA publicam artigos científicos em renomados periódicos internacionais de Bioenergia

• Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 12h01
  • Última atualização em Terça, 01 de Setembro de 2020, 12h01

Nos meses de julho e agosto do ano corrente, pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA publicaram, juntamente com pesquisadores da Universidade Federal de Lavras - UFLA, dois artigos científicos em periódicos internacionais especificamente sobre o aproveitamento energético de resíduos do manejo florestal sustentável. O primeiro artigo científico intitulado “Logging wastes from sustainable forest management as alternative fuels for thermochemical conversion systems in Brazilian Amazon”, foi publicado no periódico “Biomass and Bioenergy” que possui fator de impacto 3.551. A pesquisa foi assinada por professores e discentes da UFRA e UFLA: Michael Lima, Evelym Patrício, Udson Barros Junior, Maíra de Assis, Carolina Xavier, Lina Bufalino, Paulo Trugilho, Paulo Hein e Thiago Protásio. O segundo artigo científico foi intitulado “Colorimetry as a criterion for segregation of logging wastes from sustainable forest management in the Brazilian Amazon for bioenergy” e publicado no renomado periódico “Renewable Energy” que possível fator de impacto 6.274. O artigo foi assinado por pesquisadores da UFRA e da UFLA: Michael Lima, Evelym Patrício, Udson Barros Junior, Rita Silva, Lina Bufalino, Sueo Numazawa, Paulo Hein e Thiago Protásio.

Os trabalhos de pesquisa são inéditos e foram provenientes da dissertação do discente Michael Douglas Roque Lima do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCF-UFRA), orientado pelo Prof. Thiago Protásio e com defesa realizada em fevereiro de 2020. O discente contou, ainda, com a coorientação dos Professores Sueo Numazawa (UFRA) e Paulo Trugilho (UFLA). Na dissertação intitulada “A segregação de resíduos do manejo florestal sustentável para otimização da produção bioenergética na Amazônia brasileira”, a valorização de resíduos florestais como combustíveis renováveis foi abordada como uma importante opção para a descentralização da matriz energética da Amazônia e uma forma de destinação adequada das biomassas residuais dos planos de manejo sustentável. Essa pesquisa foi realizada com o financiamento da CAPES, Banco da Amazônia e CNPq, em parceria com o Grupo Keilla e apoio técnico-científico da Universidade Federal de Lavras no âmbito do Laboratório Multiusuário de Biomateriais, coordenado pelo Prof. Paulo Trugilho.

Do ponto de vista estratégico, pode-se mencionar que os processos de conversão energética dos resíduos gerados durante o manejo de impacto reduzido das florestas da Amazônia são alternativas técnicas e economicamente viáveis para gerar energia para as comunidades locais e os sistemas industriais de produção, mesmo em pontos remotos.  Além disso, os estudos científicos realizados apresentaram subsídios para o fornecimento de carvão vegetal e biomassa para o suprimento do polo siderúrgico presente no estado do Pará (região de Carajás). O fornecimento de carvão vegetal, importante insumo para as siderúrgicas instaladas na região de Carajás, é assunto estratégico que está diretamente ligado à geração de renda e manutenção de empregos.  Dessa forma, os resultados apresentados demonstram que é possível produzir carvão vegetal de fontes sustentáveis para o suprimento dos altos fornos siderúrgicos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento tecnológico da cadeia produtiva de ferro-gusa na Amazônia Legal. Além disso, a destinação dos resíduos provenientes do manejo sustentável, para a produção de carvão vegetal de uso industrial, permitirá colaborar para a diminuição das taxas de desmatamento e perdas de biodiversidade na Amazônia. A dissertação supracitada está diretamente relacionada ao desenvolvimento de produtos (lenha e carvão vegetal como matéria-prima industrial) e as estratégias para o uso sustentável da biodiversidade da Amazônia Legal.

Os artigos científicos completos poderão ser consultados nos sítios eletrônicos: