Página inicial > Últimas Notícias > Prazos - novas informações

• Publicado: Sexta, 08 de Maio de 2020, 14h11
  • Última atualização em Sexta, 08 de Maio de 2020, 16h29

Prezados discentes,

A minha nota anterior sobre suspensão de prazo de defesas não deu um resultado nada positivo e claro, tanto que permanece aluno por aluno vindo atrás de mim para saber o que fazer no seu caso. Desta forma, nesta quarta-feira (dia 06 de Maio de 2020) o colegiado se reuniu para deliberar sobre o que fazer. A melhor solução foi encontrar uma regra única para todos, ao invés de somar 60 dias para cada caso. Até porque essa primeira portaria da Capes se contradiz com a próxima que deu até mais tempo para outras questões. Portanto, segue o que ficou decidido:

A partir da DATA DE RETORNO DAS ATIVIDADES NORMAIS DA UFRA, quem deveria ter defendido entre 19 de Março e esta data (que no momento é desconhecida), terá um prazo máximo de 30 dias para defender. Se orientador e discente considerarem inviável a defesa (por motivos de doença ou impossibilidade de coleta de dados), então uma justificativa deve ser apresentada para análise caso a caso pelo Colegiado para ceder ou não mais tempo de prorrogação. Essa justificativa também deve ser apresentada apenas quando as atividades retornarem.

Justificativa da deliberação: sabemos que há pessoas que estão com dificuldades, mas também há aquelas que estão com infraestrutura disponível e saúde para terminar a parte escrita da tese/dissertação durante a pandemia. E, inclusive, querem terminar. Se tiverem com saúde e infraestrutura e a defesa deveria ter ocorrido durante a quarentena, supõe-se que no momento que a quarentena foi declarada esses discentes já deveriam ter seus dados coletados. Assim, queremos estimular que ocorram as defesas para discentes nessa condição (com saúde e familiares com saúde, com infraestrutura e com dados coletados). Seremos flexíveis mediante justificativa, obviamente. A mesma regra vale para qualificação.

Exemplo de novos prazos: vamos supor que as atividades retornem 15 de Julho (data fictícia de exemplo), se seu prazo máximo estava entre 19 de Março e 15 de Julho, você terá até 30 dias (no exemplo, 14 de Agosto) para defender, caso não haja justificativa para mais prorrogação. Se houver justificativa para mais prorrogação que o orientador concorde, esse justificativa deverá ser apresentada 16 de Julho no meu exemplo de data fictícia para análise do Colegiado. Se sua defesa for logo após retorno, justificativas também serão analisadas apenas após retorno das atividades.

Posso defender agora? Sim, basta ler as instruções no site.

Outras informações: não misturem prorrogação de defesa com prorrogação de bolsa, elas podem coincidir ou não. As prorrogações de bolsa já estão sendo analisadas caso a caso; a prova de proficiência em inglês será aplicada 10 dias úteis após retorno das atividades normais.

Atenciosamente,

Lina Bufalino – Coordenadora do PPGCCF-UFRA