Página inicial > Últimas Notícias > DISCENTE DO PPGCF TEM PESQUISA PREMIADA NO IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA MADEIRA

• Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 18h52
  • Última atualização em Quinta, 09 de Abril de 2020, 20h05
imagem sem descrição.

O trabalho intitulado "Potencial de créditos de carbono em plantios abandonados de Hevea guianensis na Floresta Nacional do Tapajós" de autoria de Karla Gomes, Talita Bezerra, Lizandra dos Santos, João Ricardo Gama e Thiago Protásio foi premiado com honra ao mérito pelo melhor trabalho na temática “Manejo e Silvicultura” no IV CBCTEM – Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira. O evento ocorreu entre os dias 1/10 a 5/10 em Santarém – PA e foi promovido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia da Madeira (SBCTEM). Karla Gomes é egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Universidade Federal Rural da Amazônia, cuja defesa do mestrado ocorreu no dia 31/1/2019, sendo orientada pelo Prof. Thiago Protásio (docente permanente do PPGCF-UFRA) e coorientada pelo Prof. João Ricardo Gama da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

A pesquisa desenvolvida contou com a colaboração do Laboratório de Manejo em Ecossistemas Florestais da Universidade Federal do Oeste do Pará e da Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós (COOMFLONA). O trabalho premiado tinha por objetivo quantificar o estoque de carbono e o potencial para geração de créditos de carbono em plantios de seringueira abandonados na Floresta Nacional do Tapajós, estado do Pará. O trabalho é parte da dissertação da discente que visa investigar a viabilidade da revitalização dos seringais a partir da atividade de extração de látex, a fim de reestruturar uma alternativa de trabalho à população tradicional dessa Unidade de Conservação.