Página inicial > Noticia_03

PPGCF/UFRA participa da primeira edição do “Field Course In Tropical Rainforest Ecology and Biodiversity” - BRC

• Publicado: Terça, 29 de Janeiro de 2019, 20h34
  • Última atualização em Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 18h51
  • Acessos: 358

O “Field Course in Tropical Rainforest Ecology and Biodiversity” é uma iniciativa do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC) composto pela empresa Hydro, Universidade de Oslo (UiO), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) e Universidade Federal do Pará (UFPA). O curso tem por função fornecer e/ou ampliar o conhecimento em ecologia tropical com foco na floresta amazônica do Brasil, sua conservação de uma perspectiva global e regional e as ameaças por ações antrópicas. A primeira etapa do curso ocorre no Brasil com a vinda de discentes e docentes noruegueses.

As atividades acontecem em floresta primária localizada no estado do Pará e os discentes devem executar projetos de pesquisa em companhia dos docentes e depois de forma independente. A segunda etapa ocorre em Oslo na Noruega, onde os discentes realizam análises de DNA com os materiais coletados no Brasil, exames, cursos de aperfeiçoamento, assistem palestras, visitam outras instituições envolvidas no projeto e, por fim, apresentam os resultados finais dos projetos executados no Brasil durante um workshop.

O curso será vinculado ao PPGCF como disciplina temporária com previsão para acontecer em 2018, 2019 e 2020. Em 2018 participaram do curso a docente Lina Bufalino e os discentes Julie Andrews de França e Silva e Vitor Resende do Nascimento. Alguns requisitos de seleção podem variar a cada edição do curso, mas a fluência em inglês é de caráter obrigatório e exigida pelo plano do curso. Para os interessados, a previsão da edição de 2019 é para o segundo semestre (ainda sem data exata).